quinta-feira, 15 de outubro de 2015

5 Lições que o Rugby me ensinou sobre Paternidade


Nota: Este é um post de Andrew Wyns.

O Rugby é um esporte que possui as mesmas suas raízes do futebol. Segundo a lenda, em 1823, um menino de uma escola inglesa pegou uma bola de futebol durante um jogo e começou a correr pelo campo com ela em direção ao gol do adversário antes de ser derrubado. Hoje o jogo é jogado em quase 100 países e uma Copa do Mundo a cada quatro anos com as 20 melhores equipes classificadas no mundo. O rugby é um esporte de contato direto jogado com o equipamento mínimo de protecção que requer um nível muito elevado de trabalho cardiovascular. É verdadeiramente o "esporte do homem."

Comecei a jogar rugby alguns meses antes do meu primeiro filho nascer. Eu tinha dois olhos roxos em seu batismo, mas eu era o homem mais orgulhoso do planeta. Eu sempre tive orgulho em ser homem "homem", mas quando meu filho cresceu eu tive que aprender a ser pai de um homem. Não há nada que faça com que um homem cresça mais rápido do que ter um bebê. Como eu cresci em habilidade no campo de rugby, eu aprendi cinco lições importantes que me ajudaram no crescimento como um pai.


1. Cada equipe precisa de um capitão


Como na maioria dos esportes, equipe cada de rugby, tem um capitão. Ele chama as jogadas. Ele negocia com o árbitro. Mais importante ainda, ele incentiva sua equipe à vitória.

Toda criança precisa de seu pai para ser o capitão de sua equipe. Seus filhos estão procurando a direção. Eles precisam de alguém para definir o padrão sobre a forma de agir e reagir aos obstáculos que irão enfrentar. Em algum lugar ao longo do caminho alguém teve a idéia de que devemos ser melhores amigos dos nossos filhos. Não há falta de pessoas próximas para fazer amizade com os nossos filhos; o que nossos filhos precisam de nós é que sejamos o líder. Quando os pais não assumem um papel de liderança pró-ativa na vida de seus filhos, as crianças podem seguir o comportamento negativa que o pai exibiu.


2. Trabalho em equipe é vital


Rugby é, literalmente, o esporte mais completo de equipe que jamais existiu. Faz todos os quinze jogadores marcarem pontos e cada jogador precisa saber como jogar todos nas outras catorze posições.

Como pais, temos de construir uma equipe com os nossos filhos. Para não ser confundido com seu melhor amigo, construir uma equipe com os seus filhos significa ser seu companheiro quando eles navegam as dificuldades da vida. Não podemos resolver todos os seus problemas, como o assédio moral no parque infantil ou descobrir as complexidades do sexo oposto, mas podemos estar ao seu lado em meio a todos esses eventos. É o trabalho do pai oferecer liderança e companheirismo, ouvindo a frustração e dor de seus filhos, bem como apontando-os para a luz no fim do túnel.

3. Firmeza é essencial


Nós temos um ditado quando se trata de jogar na defesa no rugby: ". Dobre mas não quebre" Ao contrário do futebol americano, rugby não depende de uma certa quantidade de jardas necessária para cada ataque. contra-ataques no Rugby só acontecem quando erros são cometidos ou a bola é roubada. Uma boa equipe de defesa pode perder metros, enquanto não permitem a oposição romper sua linha e chegar por trás da defesa. É firme, mas não rígido. Uma defesa rígida racha quando empurrada com muita força, mas uma defesa firme vai dobrar, mas não quebrar.

Como capitães e os jogadores, os pais têm uma grande necessidade de firmeza. As crianças não precisam de um pai que é molenga, que trinca a cada pressão que vem em sua direção. Por outro lado, as crianças não precisam de um pai que é tão rígido que eles nunca tem a chance de falhar por conta própria. As crianças precisam de oportunidade para falhar. Foi necessário para meu filho ter a oportunidade de comer muito chocolate no Natal para que ele pudesse finalmente aprender que ter algo demasiado não é uma coisa boa. A experiência é muitas vezes o melhor professor, e se nós os protegemos de tudo, nossos filhos nunca poderiam saber por que eles não devem fazer certas coisas. No entanto, se nós permitimos que eles façam tudo o que querem, nós não mostramos liderança. Como pais, precisamos definir um padrão para nossas crianças e encaminhá-las. Precisamos aprender a viver na tensão entre ser demasiado macio e ser muito duro - o equilíbrio entre flexão e quebrar.

4. Quando você for derrubado, levante-se e continue correndo


O rugby é um jogo de duração contínua de 80 minutos. Tem sido dito que um jogador de rugby precisa a força de um lutador olímpico e o vigor de um tri-atleta. Quando o portador da bola  é derrubado, o jogo não para. O portador da bola deve soltar a bola, enquanto outros jogadores lutam pela sua posse. Uma vez que a posse é ganha o jogador caído deve erguer-se e reinserir-se na ação novamente.

Como pais nós falharemos. Nós vamos cometer erros. Lembro-me dos momentos em que eu era muito mole. Lembro-me das vezes que eu era muito rígido. Muitas vezes me sentei com a minha cabeça em minhas mãos sentindo-se como um completo fracasso como pai. Mas nunca é tarde demais para começar de novo. Naqueles momentos que caímos que precisamos voltar por cima e retomar a ação. Nossas crianças estão esperando e olhando para a frente. Mostra-lhes nossa humanidade e nossa força. Nossas falhas nos fazem melhores jogadores de equipe e nossos retornos nos tornam melhores líderes. Se eles vêem a nossa perseverança como pais eles vão modelá-lo em suas próprias vidas.

5. Estar comprometidos com o jogo completamente


Como mencionei anteriormente, o rugby é um jogo de 80 minutos. E o que agrava a natureza árdua do esporte é o número limitado de substituições de um máximo de 7  que são permitidas a cada equipe em um jogo. Não há mudanças de linha; a linha ofensiva é a linha defensiva. Os jogadores do rugby devem estar comprometidos a jogar todos os 80 minutos e se esforçar para terminar o jogo.

Como pais, precisamos ter o mesmo compromisso. Parar não é uma opção. Sim, as mães solteiras vem sendo mais bem sucedidas com as crianças por anos, mas apenas imagine como essas situações teriam sido melhoradas com um pai que estava comprometido com o trabalho. Nossos filhos precisam que nós estejamos lá para o jogo inteiro.

Rugby tem sido o esporte mais gratificante que eu já joguei, mas ser um pai tem sido a coisa mais gratificante que eu já fiz na minha vida. O que eu aprendi a partir do rugby me fez um pai melhor: ser um líder e um jogar em equipe, sendo firme e rápida recuperação de falha, e acima de tudo, estar comprometido com o objetivo.

sobre o autor: Sr. Wyns é o Diretor Executivo da Bridges of Greater New York, um programa de habitação de transição para os homens lutando contra o vício e livre da prisão.

adaptado e traduzido de http://www.artofmanliness.com/2010/12/09/5-lessons-rugby-taught-me-about-fatherhood/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...