quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Lições de Masculinidade, O Hobbit



O Hobbit tem sido o favorito de crianças e adultos desde a sua publicação em 1937. É colocado para trás pelo O Senhor dos Anéis, mas com um filme sendo lançado, o interesse foi renovado nas aventuras de Bilbo Bolseiro '.

Quando foi originalmente publicado, ele foi colocado em categoria infantil e até ganhou prêmios de melhor ficção juvenil daquele ano. O próprio Tolkien, no entanto, disse que um conto simples como O Hobbit pode ser apreciado por crianças e adultos, tornando-se uma grande história para ler com seus filhos.

No livro, o relutante Bilbo Bolseiro é recrutado por um Mago, Gandalf, para participar de um grupo de anões em uma aventura. Há 13 anões no grupo (um número de azar, daí o recrutamento de Bilbo), que foram exilados de sua casa, a Montanha Solitária, por um dragão. Nessa montanha há montes e montes de tesouro, que é o que atraiu o dragão em primeiro lugar. Ninguém ainda teve a ousadia de tentar lutar contra a besta e recuperar a montanha, assim estes 13 anões, além de Bilbo, farão uma corrida para ela. Juntos, eles atravessam vales, montanhas, florestas sombrias e rios furiosos, a fim de fazer o seu caminho de volta para casa até a Montanha Solitária para lutar contra o dragão.

Há muitas lições que podemos recolher de O Hobbit, mas hoje vamos nos concentrar em apenas alguns dos tópicos mais salientes deste conto clássico:



1. Você pode aspirar a alcançar a grandeza e não importa quem você é nem importa o seu estágio na vida. Isso soa como um clichê, extraordinariamente, mas você realmente acredita nisso? Ao contrário do que os filmes nos querem fazer crer, no livro, Bilbo tinha 50 anos quando ele partiu em sua aventura. (Assim como Frodo, de fato, em O Senhor dos Anéis). Ele tinha "pouca ou nenhuma mágica", e "não gostava de ser chamado audacioso." Era um sujeito completamente de meia-idade que não tinha interesse em temperar a sua vida. Ele vivia confortavelmente, comia e bebia muito, e sua casa era aconchegante. Ele mesmo disse: "Somos simples, povo tranquilo e não temos nenhum uso para aventuras. Desagradáveis perturbadoras coisas desconfortáveis! Faz-nos atrasar para o jantar! "

E, no entanto, Bilbo acaba se tornando o herói da nossa história. Ele sempre reclama e anseia por casa, mas ele continua pressionando. Ele até chega a um ponto onde ele pode sentir o desejo de aventura chamando dentro dele. Nós escrevemos sobre a importância de tirar pleno proveito dos seus 20 anos, mas o potencial de sua meia-idade e velhice não devem ser desperdiçadas. Você será um vazio aposentado com uma vida tranquila e confortável? Ou você vai dizer "sim" para qualquer aventura ou sonho tentando fazer-se ouvir de dentro do seu espírito? Quando você sentir que está tentando dizer que você não é o tipo de pessoa para iniciar o seu próprio negócio ou que você é velho demais para viajar pelo mundo, aproveite o seu Bilbo Bolseiro interior. Diga que sim, dê o primeiro passo fora de sua porta da frente, e mantenha em curso.


2. Um grande líder sabe quando é hora de voltar atrás e ir em frente. Há uma abundância de lições de liderança que podemos aprender com Gandalf, mas seu estilo sensato de orientação é o que mais se destaca. Gandalf viaja a uma boa distância com Bilbo e na companhia de anões, mas em última análise, deixa-os à própria sorte. Ele diz: "Na verdade estamos agora um bom pedaço mais a leste do que eu jamais tive a intenção de ir com vocês, apesar de tudo essa não é a minha aventura."

Um grande líder e mentor irá certamente ajudar seus seguidores, especialmente no início. Mas chega um ponto quando a coleira tem de ser jogada fora. É difícil, porque isso significa que você tem que confiar na pessoa em qualquer trabalho que você vá fazer. Você está dando-se o controle da situação, que é uma coisa difícil para os humanos. Pense sobre o que faz um grande treinador, no entanto. Ele ensina e orienta tanto quanto ele pode, mas no final ele é o único que não pode ganhar o jogo. Ele tem que colocar a sua confiança em seus jogadores para realmente fazerem as jogadas. Os mesmos laços verdadeiros da parentalidade. O instinto é apenas segurar a mão de uma criança de quando em quando, e então chega um dia em que você tem que deixar lá ir, mesmo que isso signifique que lhes permita cometer erros e dando-lhes o espaço para encontrar o seu caminho através desses seus próprios erros.

3. Há algumas coisas na vida que só conseguimos por conta própria. Assim como um grande líder sabe quando deixar ir, um aprendiz deve abraçar o desafio de, por vezes, ir sozinho. Uma das minhas frases favoritas do livro vem depois que Bilbo já matou uma aranha gigante. Seus amigos haviam sido seqüestrado, ele estava sozinho, e ainda por cima numa noite escura como breu. "De alguma forma o assassinato da aranha gigante, tudo, por si só no escuro, sem a ajuda do Mago ou dos anões ou qualquer outra pessoa, fez uma grande diferença para o Sr. Bolseiro. Ele sentiu-se uma pessoa diferente, muito mais feroz e mais ousado. "

Posso me relacionar com isso, embora de uma forma comparativamente muito pequena. Na última metade do ano, mais ou menos, eu tenho corrido, algo que eu nunca tinha feito antes. No início, o progresso foi rápido. Eu sai de andar apenas alguns quarteirões a andar 2,5km em questão de semanas. Mas depois disso, senti como se uma barreira houvesse subido, e eu não podia fazer muito progresso. Minha esposa finalmente convenceu-me a correr com ela, e pela primeira vez, eu corri mais de 5km sem parar de uma única vez. Uauuu! Agora eu sabia o que eu poderia fazer. E, no entanto, eu tinha que fazê-lo também por mim próprio para provar a mim mesmo que era legítimo. Assim, alguns dias mais tarde, eu saí para uma corrida, e com certeza, meu cérebro queria correr. Mesmo apenas por 10 segundos. E, no entanto, eu sabia que eu poderia fazê-lo fisicamente, então fui alimentando que só poderia fazer por mim mesmo. Encontrei um amigo ao longo do caminho (minha esposa) para me mostrar que eu era capaz, mas em última análise, para quebrar a barreira e me sentir mais forte como um corredor que tinha que fazer isso sozinho. Você pode se relacionar?

4. Continuar ,simplesmente. é uma das coisas mais corajosas que podem ser feitas. Perto do fim da história, Bilbo está na montanha, pronto para contemplar o dragão que está guardando o tesouro perdido. Ele está sozinho e no escuro (parece ser um cenário comum, não é?). Ele podia ver o brilho do fogo do dragão, mas não o próprio dragão. "Foi neste momento Bilbo parou. Fazendo a coisa mais corajosa que ele já fez. As coisas tremendas que aconteceram depois não eram nada comparado a ele. Ele lutou a batalha real no túnel sozinho, antes que ele visse o grande perigo de que estava à espera. "

Sua maior batalha não era com o dragão, mas com sua própria vontade. Ele sabia que o perigo estava à frente. Ele não sabia o que parecia, mas ele sabia que estava chegando. Ele se preparou, e continuou. Esse momento singular de tomar a decisão de avançar foi mais corajosa do que qualquer outra coisa que Bilbo já fez. Uma grande declaração, não é? E, no entanto, soa como verdadeira. Decidir fazer alguma coisa, com águas desconhecidas à frente, é muito mais difícil do que fazer a coisa em si. Quando nos mudamos para Denver de Iowa um ano atrás, minha esposa e eu estávamos desempregados. Ela tinha acabado de se formar na escola de fisioterapia, e eu tinha acabado de ser despedido do meu trabalho, e deveria continuar como uma posição de dono-de-casa. Eu posso dizer com certeza que a decisão de sair de qualquer maneira e seguir a aventura foi muito mais difícil do que o dia da mudança. Nossos maiores desafios são mentais e uma vez que você limpar esse obstáculo, você pode fazer praticamente qualquer coisa.


5. Uma grande história sempre tem conflitos ou dificuldades. Imagine sua vida como uma história. A nossa vida é uma viagem, e há algo heroico nisso. Imagine-se sentado com seus netos e contar-lhes a história de vocês. "Bem, eu fiz algum dinheiro, comprei alguns carros, sentamos e vimos TV por algumas horas a cada noite, e é isso." muito chato, não é? Agora imagine que você pode começar a contar por horas histórias com, "eu explorei ... Eu viajei ... Eu me apaixonei ...Eu lutei e ganhei ... eu superei ... eu suava ..." Não só a história vai ser melhor, mas você provavelmente estaria muito mais satisfeitos com o curso de sua vida.

J.R.R. Tolkien concorda. "Agora uma coisa estranha, mas pense que as coisas boas de ter e os dias agradáveis para se falar sobre, mas péssimos para se ouvir, coisas palpitantes, e até mesmo horríveis, podem fazer um bom conto, e tome a frente de qualquer conversa. "Ele está dizendo que uma vida de boa vontade é chata. É muitas vezes o que o sonho americano aspira, mas a realidade é que o crescimento pessoal, e até mesmo prazer, são coisas que saem de algum tipo de desafio. Quer se trate do cansaço e gemidos de seu caminho até uma montanha para ver a vista do topo, ou ser demitido e, finalmente, perceber que você não quer estar mais em um cubículo, a alegria é encontrada frequentemente após um pouco de marchar. Não se coíba de desafios. Abraçá-os e sei que um dia você vai ter uma grande história.

Que lições você adquiriu a partir de O Hobbit? Qual destas cinco mais ressoam em você? Conte-nos nos comentários!

traduzido e adaptado de: http://www.artofmanliness.com/2013/09/18/lessons-in-manliness-the-hobbit/

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...